sábado, 22 de janeiro de 2011

Movimento Guarda Chuva

“A comunicação articula pessoas e propósitos”. Com este pensamento, um grupo de empresas de Belo Horizonte, que têm a comunicação como ponto em comum, dá início ao “Movimento Guarda Chuva”, um projeto solidário aos atingidos pelas chuvas de janeiro deste ano.

Na semana passada, a Tom Comunicação começou a oferecer, voluntariamente, o planejamento e a criação de campanhas para os clientes que quisessem ajudar as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro.
A adesão foi macica. No entanto muitos dos clientes que queriam ajudar não sabiam exatamente como. “Do que eles estão precisando nesse momento? Qual a melhor forma de auxiliá-los?”
Assim, amigos, parceiros e voluntários se uniram e formaram uma verdadeira força-tarefa, com o objetivo de coletar informações, entendê-las e transformá-las em ideias para os clientes, amigos e quem mais quisesse ajudar. Surgiu então o Guarda-Chuva, que não é uma ação desta ou daquela empresa ou marca, mas sim um movimento que abriga essas pessoas, marcas e empresas debaixo do propósito de ajudar.
O objetivo é utilizar a comunicação para reunir e organizar empresas que possam disponibilizar recursos neste momento emergencial, mas também em longo prazo, quando as redes de apoio poderão estar menos ativas.
“Acreditamos que a comunicação não é a cereja do bolo e sim ingrediente fundamental”, declara Adriana Machado, diretora de Planejamento da Tom. “Nesse momento, quando o grau de solidariedade é alto, é importante organizarmos esses processos, a fim de maximizarmos os resultados e garantir que um número maior de pessoas possa ser beneficiado”, completa.
Dessa forma, foi criada uma central de comunicação, que está em contato direto com a Cruz Vermelha e com o Servas para detectar as principais necessidades e buscar apoio através de uma rede de parceiros. “A Cruz Vermelha, por exemplo, precisava com urgência de transporte, que já conseguimos viabilizar com cinco carretas, de 20 toneladas cada, junto à Patrus Transportes, comemora Maria José Carmo, responsável pela logística do projeto.
Já integram o grupo a Tom Comunicação e seus clientes: Minas Tênis Clube, BMG, Rede Pitágoras, BH Shopping e Cedro Cachoeira -, além de Patrus Transportes, Hipertexto Consultoria, Sapien, Instituto Gil Nogueira, B&L Arquitetura, entre outras.
Interessados em colaborar podem entrar em contato através do tel – 31. 3263-8723. O Movimento também possui um perfil no Facebook e outro no Twitter – @MoviGuardaChuva. Além disso, já está no ar o site http://www.movimentoguardachuva.com.br/.
Fonte:Cris Guerra-  http://www.hojevouassim.com.br/


Nenhum comentário: