quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Psicologia Hospitalar em Destaque


O Hospital Municipal Odilon Behrens possue 409 leitos, atende exclusivamente usuários do SUS, sendo sua porta de entrada a urgência e emergência. Como diferencial, o hospital é referência nacional em humanização. Desde 2009 desenvolve um programa de Residência Multiprofissional em Saúde, em 2 áreas de ênfase: "Urgência, Emergência e Terapia Intensiva" e "Saúde da mulher e do recém nascido", abrangendo as seguintes categorias: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.
O Serviço de Psicologia existe desde 1977, com a psicóloga Mariana Domingues Veiga Ferreira que exercia suas atividades no ambulatório. A partir de 1989, o trabalho foi ampliado para as unidades de internação. Atualmente são 11 psicólogos efetivos, 4 residentes e 1 estagiário, que atuam em todas as unidades de assistência do hospital de forma integrada à equipe multiprofissional. Trabalham em regime de 30 horas semanais, com plantão em feriados e finais de semana. Os Psicólogos se reúnem semanalmente e sempre estão envolvidos na organização e participação de eventos científicos internos e externos, visando o aprimoramento profissional, visibilidade e discussão do trabalho no psicólogo hospitalar, além da interlocução com os outros profissionais de saúde. Segue os profissionais e suas áreas de atuação: 
Arleta Carvalho: Prontossocorro
Carla Vieira: CTI Adulto I e Clínica Médica
Carolina Bandeira de Melo: CTI Adulto II e Clínica Cirúrgica
Eliara Froes: Coordenadora da Psicologia, Programa de Atenção e Internação Domiciliar (PAD/PID) e ambulatório de violência sexual contra a mulher
Flávia Beaumord: Maternidade e Bloco Obstétrico
Gilberto Castro: Clínica Vascular e Pós Operatório Masculino
Liliane Santos: Unidade Neonatal de Cuidados Progressivos e CTI Neonatal
Michele Romani: CTI III e Unidade de AVC
Raquel Paiva: CTI Pediátrico e Pediatria
Sacha Pontes: Prontossocorro
Sara Batista: Sala de Politraumatismo, Observação Masculina e Feminina e Pós-operatório feminino
Residentes: Gisseli Brito, Paula Oliveira, Sílvia Coutinho e Tatiana Linhares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliara é referência técnica, não é coordenadora.